A escolha do tênis de corrida

A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil. Em São Paulo e no Rio de Janeiro tem corridas de rua todo final de semana. Você provavelmente tem um amigo que corre e sente um pouco de "inveja” da vida saudável que ele leva e sempre quis começar a correr, seja por querer sair do sedentarismo ou simplesmente pelo seu projeto verão.

Qualquer pessoa pode correr, é só calçar um tênis e ir, mas para isso é importante saber qual o modelo mais adequado.

Antes de mais nada, quem quer começar a correr deve fazer os exames médicos. O principal é ir a um cardiologista e ver se você pode correr.

Passado por toda burocracia, hora de escolher um bom tênis pra correr no parque.

1. Saiba o seu tipo de pisada

Hoje, com toda a tecnologia que nos é apresentada, existem vários tipos de tênis para os três tipos de pisada: Pronada, Neutra e Supinada.

Pisada

Pisada Pronada: É quando o corredor tem a pisada pra “dentro”. Alguns modelos indicados são: Nike LunarGlide+ 5, Asics Gel Kayano, Mizuno Wave Nirvana.

Pisada Neutra: É a pisada normal de quem encosta toda a planta do pé de uma vez no chão sem torcer o tornozelo. Nike Pegasus, Asics Gel Cumulus 13, Mizuno Wave Creation, Asics GT 2160, Adidas Adios 2.0, Adidas Boston.

Pisada Supinada: É o “contrário” da pisada pronada, nesse tipo de pisada o corredor tem toda a parte externa do pé tocando o solo e raramente usa o dedão do pé como base para o próximo passo. Nike Vomero, Asics Gel-Nimbus, Adidas Supernova Glide.

2. Escolha uma loja especializada a Big Calçados

Nada de usar um tênis errado ou escolher algum simplesmente por ser barato.

Temos várias marcas no mercado que oferecem desde o tênis mais tecnológico até aquele mais simples que encaixa perfeitamente no seu pé. De qualquer forma, vale o lembrete: não é o preço que faz o tênis. É importante testar, pesquisar e escolher com inteligência.

3. Tipos de Tênis

Basicamente, existem tênis dos tipos: minimalistas, com amortecimento e tênis para corridas em trilha. Todos eles tem para as três pisadas.

Muita gente têm usado o tênis minimalista – quase não tem amortecimento, possui a borracha bem rente ao chão e dão a sensação de correr descalço. Entram nessa categoria os modelos Nike Free Run, Vibram FiveFingers, Adidas AdiPure e Asics Gel Blur 33, Saucony Kinvara.

Os tênis com amortecimento dependem muito da sua pisada e alguns modelos foram indicados acima, além deles podemos citar alguns mais leves como: Nike Flyknit, Asics Kinsei, Asics Tri Noosa, Adidas Boost.

Já o tênis para trilha tem vários modelos e depende do terreno em que se corre, alguns modelos indicados são: Nike Pegasus Trail, Adidas Response Trail, Asics Fuji.

4. Corra

Com o inverno tudo fica mais difícil. A cama fica mais quentinha, o sol mais frio e a vontade de correr vai embora até para quem já corre há algum tempo. Presumo que todos tem alguma atividade e não podem correr ao meio-dia – no inverno é um horário bom.

Aproveite para procurar uma academia. Se você gosta de acordar cedo, algumas abrem às 5 da manhã, assim você pode correr e ir para o serviço. Você se sente motivado e o trabalho rende mais. Ou se preferir, vá ao final do dia, você chegará cansado da academia e dormirá como um anjo. Mas, claro, nada se iguala a sair ao ar livre, ir a um parque ou à praia e apreciar a paisagem enquanto corre.

Quando você começa a correr, é difícil não se apaixonar. Você fica completamente viciado, conhece pessoas, pode convidar seus amigos a correr também, alguns toparão – pode ir na fé que isso acontece, sempre tem um amigo que tinha vergonha de correr sozinho, mas que se anima com companhia.

O primeiro passo – para muitos outros – só depende de você, portanto, vá correr agora.

Além de ter uma vida saudável, eu tenho o desejo de fazer uma maratona. Essa busca por novos desafios é algo que me traz bastante motivação. É meio inexplicável isso, correndo a gente acaba procurando por desafios maiores, mas a maratona é o mais chamativo deles. Começar a treinar com um objetivo em foco sempre faz com que outros venham junto.

Pra você que já corre há algum tempo, o que te motiva a correr? Como incentivar os seus amigos a correr?

  • Comments ( 0 )

  • Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TOP