Como comprar chuteiras?

Chuteiras são detalhes importantes para a segurança e para o desempenho de um atleta. Seja em futebol de campo ou futsal, ao escolher o equipamento, o jogador deve considerar diversos fatores para garantir sua performance. Nesse artigo, vamos passar um guia passo a passo sobre como escolher a chuteira ideal para você – para futebol ou futsal -, além de indicar os top modelos do mercado.

Dicas para escolher a chuteira perfeita

Conforto: o tênis deve se encaixar ao pé do jogador, sem apertar em algum ponto ou deixar folgado em outro. O conforto está diretamente ligado ao desempenho do atleta. Se a chuteira não está confortável no seu pé, como você espera conseguir uma boa performance em jogo?

Preço: antes de começar a procurar por vários modelos, defina o quanto você gostaria de gastar. Existem bons modelos nas mais diversas faixas de preço. Por isso, é importante traçar essa meta antes – dessa forma você evita gastos desnecessários.

Tração: uma boa chuteira precisa garantir uma excelente tração no solo. No geral, futebol é um jogo que requer movimentos bruscos e mudanças de direção em um curto período de tempo. Um bom calçado precisa garantir tração para que o esportista consiga realizar sua atividade com segurança.

Amortecimento: a intensidade do esporte provoca uma grande pressão nos pés do jogador. Com isso, o tênis precisa ser projetado para absorver o choque de diversos movimentos, como correr, chutar e pular.

Não se apegue às marcas conhecidas: por incrível que pareça, nem sempre as marcas mais conhecidas, como Adidas, Puma, Nike, Umbro terão o modelo de chuteira perfeito para o seu pé. Mas calma, não “priemos cânico”! Na hora que experimentar, procure também calçar modelos de marcas menos conhecidas. Lembre-se sempre: conforto em primeiro lugar.

Além dessas dicas essenciais, a escolha da chuteira vai depender também de alguns fatores importantes, sendo eles:

a superfície em que você vai jogar (futsal? futebol de campo?)

a posição em que você geralmente joga

o seu estilo de jogo

Chuteiras para atacante, defesa e meio-campo

Chuteiras mais longas e “bicudas” são indicadas para quem joga no ataque, pois elas proporcionam maior agilidade e controle para o atleta. Nike, Puma e Adidas normalmente produzem chuteiras excelentes para jogadores profissionais.

Se você tende a jogar na defesa, conforto e preenchimento são os quesitos mais importantes que você deve procurar – as chuteiras da Umbro tendem a ser bem avaliadas nessas características. A única desvantagem dessas chuteiras é que elas podem diminuir a performance em “tiros de corrida”.

Agora se você joga no meio de campo, chuteiras mais versáteis podem ser a melhor escolha. Modelos mais arredondados tendem ser ideais, pois são projetados para dar maior precisão no passe de bola e cruzamentos.

Chuteiras para futebol de salão, campo e society

É importante que as chuteiras sejam adequadas para o tipo de campo que você normalmente joga, pois a tração necessária será diferente para cada tipo de solo. Uma grande parte das pessoas acaba comprando dois tipos de chuteiras – uma para futsal e outra para futebol de campo – de maneira a garantir momentos agradáveis em qualquer condição.

A chuteira de futebol de salão é a mais distinta dos modelos, pois seu solado é liso, sem nenhuma trava. Agora, quando o assunto é chuteira de society e campo, as coisas podem ficar um pouco mais confusas (mas nada que você não supere! hehe).

Se o assunto é campo de grama sintética, o solado é bem semelhante ao das chuteiras de futebol de salão – não são completamente lisas, pois tem “covinhas” que dão boa aderência. Aliás, são chamadas de solas Astro.

No futebol de campo, o número de travas necessárias na chuteira é menor, mas as travas são grandes – para possibilitar mais estabilidade no campo. Normalmente essas chuteiras podem vir com 6 ou 10 travas. Lembre-se que quanto mais travas, maior a mobilidade. Se você joga em posições de ataque e meio campo, as de 10 travas são mais indicadas. Se você joga na defesa ou no gol (posições que requerem mais estabilidade), as de 6 travas são mais indicadas.

Por sinal, se você topar com chuteiras com travas de metal ajustáveis (de diferentes alturas), não fique confuso: essas chuteiras são desenvolvidas para uso em campo molhado e com lama, onde deslizamento e atolamento são dois problemas constantes. Elas também podem ser usadas em campos secos.

As chuteiras apropriadas para society têm travas menores e possibilitam boa performance em campos de grama baixa (ou até sem grama).

  • Comments ( 0 )

  • Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TOP