Dicas de roupas e tênis para correr na chuva

Neste artigo vamos dar dicas importantes para as pessoas que correm regularmente. O que fazer nos períodos chuvosos? Apesar de a maioria desanimar de sair para sua corridinha, grande parte das pessoas não abrem mão do treino e vão se exercitar mesmo embaixo d’água.

Caso você ainda não seja acostumado a correr durante a chuva, é muito importante tomar alguns cuidados para encarar esse percurso molhado. Na sequência do artigo vamos apresentar várias dicas para beneficiar seu treino nestas condições.

Cuidados ao correr na chuva

A primeira preocupação deve ser a incidência de raios, com as atuais tempestades, este empecilho é muito comum nessa época do ano. Como estamos falando de uma corrida em espaço aberto, a atividade será muito perigosa nestas condições.

Os corredores inexperientes devem tomar muito cuidado com o percurso escorregadio, desta forma a escolha de um tênis em boa qualidade é ainda mais indispensável.

Outro erro comum das pessoas que correm na chuva é termina o treino e permanecer com a roupa molhada no corpo durante o tempo de descanso. Esta atitude certamente irá fazer um mal tremendo para a saúde.

É importante compreender que durante a corrida, a movimentação muscular ajuda na manutenção da temperatura corporal, mas assim que a atividade é interrompida, a queda de temperatura corporal é drástica.

Sugerimos que você planeje o percurso de maneira que o final da corrida seja o mais próximo possível da sua casa. Desta forma você deverá se livrar das roupas molhadas imediatamente após o treino e tomar um banho quente.

Outro erro comum das pessoas que vão correr na chuva é utilizar blusas e calças de moletom para se aquecerem. Treinar com roupas pesadas não traz benefícios, pior ainda em condições de chuva em que a roupa ficará ainda mais pesada.

Existem roupas próprias para este tipo de situação e indicamos que você esteja disposto a investir em uma, caso queira treinar até debaixo de chuva. Estas roupas impermeáveis permitem uma atividade mais confortável.

Evite terrenos irregulares, uma vez que o mesmo irá exigir freadas bruscas aumentando o risco de quedas e consequentemente de lesões.  Este cuidado deve ser redobrado, mesmo se você estiver utilizando um calçado adequado.

Dicas para favorecer a corrida na chuva

Utilize sempre um boné ou uma viseira, ambos podem te ajudar mantendo os pingos da chuva longe dos olhos. Com este acessório, você não terá nada atrapalhando a sua visão durante a corrida.

Outro acessório importante é a sua roupa. Utilizar roupas bem visíveis é importante, principalmente para quem correr na rua. A roupa colorida favorece que outras pessoas e veículos possam visualizá-lo melhor, reduzindo riscos de acidente.

É possível utilizar eletrônicos durante a corrida na chuva, mas você deve protegê-los da água. Atualmente existem suportes impermeáveis, caso você não possa adquirir um destes, indicamos que enrole os eletrônicos com plástico filme PVC.

Outros cuidados que você deve ter são quanto às bolhas e assaduras, problemas bem comuns em pessoas que se exercitam neste tipo de situação. Utilizar meias com tecnologia dry-fit e gel ou creme que proteja o atrito é fundamental.

Homens devem ter atenção especial na virilha, axilas e mamilos. Já as mulheres devem se preocupar principalmente com as alças e contornos do top, mas também devem cuidar da virilha e axilas.

Chegamos agora a nossa última dica. Nem todo mundo tem tênis velho para correr na chuva e/ou tênis a prova d’água. Em períodos chuvosos sabemos como é complicado secar roupas e tênis.

Para não ficar dias sem correr porque o tênis está molhado, sugerimos que você coloque folhas de jornal dentro do tênis, elas irão absorver a maior parte da água e permitir que o tênis seque mais rapidamente.

Sabemos que não é nada simples sair pra correr na chuva, mas é importante dar o primeiro passo e agora você tem informações para fazê-lo com segurança. Caso você siga as dicas apresentadas, esta experiência aparentemente maluca pode se tornar bem divertida e sem arrependimento.

  • Comments ( 0 )

  • Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TOP